Coordenador : Leandro Bruno Santos
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388875.2199.244049.24022023
Departamento/Setor: GRC
Área Temática : Trabalho
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Pesquisadores de diferentes cursos de graduação, pós- graduandos, docentes, discentes, poder público local, movimentos sociais, associações de moradores e grupos comunitários. Temos como público-alvo, a região norte fluminense, composta por nove municípios – Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Macaé, Quissamã, São Fidélis e Conceição de Macabu. A região é composta de nove municípios e uma população total de 849.515 habitantes (IBGE, 2010), mas dados do IBGE - Estimativas de População de 2018 apontaram o valor de 948.195 mil pessoas. É importante enfatizar que dificilmente os resultados e propostas do projeto serão de conhecimento de todos os habitantes da região, vamos manter um amplo esforço de divulgação nos meios de comunicação locais e regionais (rádios, jornais e TVs) e internet (site do ESR, redes sociais), visando atingir o maior público possível, como já iniciado em 2020.
Local de atuação: Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes
Objetivo
O projeto tem como objetivo apresentar, de maneira sistematizada, os dados sociais e econômicos dos Municípios da região Norte Fluminense aos segmentos sociais que necessitam de informações agrupadas e sistematizadas para compreender, analisar e tomar decisões. Com isso, o projeto de extensão visa se aproximar das pesquisas realizadas no âmbito do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR)/Universidade Federal Fluminense (UFF), da comunidade local e regional. O projeto disponibilizará um conjunto de informações quantitativas e análises qualitativas (saúde, saneamento, população, agropecuário, dinâmica econômica, mercado de trabalho, habitação, educação, ambiente e segurança pública, principalmente) aos poderes públicos municipais e à comunidade em geral, de tal sorte a tanto facilitar a participação popular qualificada, quanto apoiar a formulação das políticas públicas necessárias ao desenvolvimento dos municípios que compõem o recorte espacial deste projeto.
Resumo
O projeto de extensão oferece à comunidade um panorama cartográfico e geográfico das condições econômicas e sociais dos municípios que compõem a Região Norte Fluminense, com a finalidade realizar a caracterização e elaboração de um atlas a partir das variáveis selecionadas. Ademais, o projeto possibilita amparar novas pesquisas e ações práticas a partir do exposto. Os resultados, sob a forma de um amplo banco de dados e de mapas temáticos (http://atlasnf.sites2.uff.br/), possibilitam auxiliar e fundamentar as decisões do poder público e contribuir para o debate com a sociedade civil organizada. Nos anos de 2020 e 2021, o projeto se voltou quase exclusivamente para a situação da pandemia nas mesorregiões Norte e Noroeste Fluminense, além de expandir a atuação para as redes sociais: Instagram (https://www.instagram.com/atlasnortefluminense/) e Facebook (https://www.facebook.com/atlas.socieconomico.3), elaborar um painel gráfico interativo (https://covid-19-interior.herokuapp.com/) e mapa dinâmico (http://www.ivides.org/covidrj2/index_shape_TOTAL.html). No ano de 2023, vamos continuar investindo em novas tecnologias de visualização e divulgação dos resultados. Sendo o projeto uma possibilidade de contribuir e articular as demandas da comunidade, a participação popular é fundamental na consecução e divulgação dos resultados. Por conta disso, pretende-se consolidar as atividades nas redes sociais, incluindo as publicações das variáveis já analisadas e divulgadas no portal. Para mais, objetiva-se realizar um segundo workshop junto a órgãos públicos e comunidade em geral.